Tutorial - Configuração da conexão com banco de dados

Na abertura do Rumo a seguinte tela é exibida. Nesta tela é possível selecionar, alterar ou excluir uma conexão já configurada, ou configurar uma nova conexão com banco de dados.

Image


Se você não quer mais que o Rumo lhe mostre essa tela no futuro, marque a opção "Não mostrar este dialogo novamente!". Com isso, toda vez que o Rumo iniciar, a conexão selecionada vai ser ativada automaticamente.
À direita da tela temos botões para Incluir, Editar e Excluir uma conexão, e um botão com menu Avançado, para operações de manutenção do banco de dados.
Quando selecionada a opção para Incluir ou Editar uma conexão, a seguinte tela é exibida:

Image


Informe nesta tela os seguintes dados:
Nome: o nome desta conexão, usado para o usuário identificar a conexão com o banco de dados.
Servidor: o nome ou endereço do servidor Firebird. Se vocês informar um nome, tenha certeza de que este terminal consiga localizar a máquina do servidor pelo nome. Para saber se o terminal consegue localizar o servidor, faça um 'ping' do terminal para o servidor. Ex: ping servidor, ou ping 192.168.1.45. Se o 'ping' falhar, a conexão não pode ser estabelecida.
Porta: informe o número da porta de conexão com o servidor. Por padrão o Firebird usa a porta 3050, mas se você configurou os servidor para uma outra porta, informe-a neste campo. Se na sua rede existe um firewall, certifique-se de que este terminal tenha acessoa ao servidor por esta porta.
Caminho: informa o caminnho completo do banco de dados que o Rumo deve usar. O caminho, neste caso, é do ponto de vista do servidor, e não do terminal. É o nome do arquivo de banco de dados que o servidor deve acessar para fornecer dados ao Rumo. Se o arquivo de banco de dados ainda não existir, o Rumo var pedir para criá-lo.
Versão: informe a versão do Firebird que você está usando (1.5 ou 2.1). Se você já estiver usando a versão 2.5 (recomendável), este campo não vai ser usado.
Usuário: informe o nome de usuário com o qual a conexão ao Firebird deve ser feita. Por padrão o Firebird acessa com o usuário 'sysdba'. Se você configurou outro nome no servidor, informe-o neste campo.
Senha: informe a senha usada para conectar ao servidor Firebird. Por padrão a senha usada é 'MASTERKEY'. Se você configurou uma senha diferente no servidor, informe-a neste campo.

Com todos os dados informados e conferidos, clique no botão Confirmar para gravar esta configuração.